Menu principal
 

Estágio

Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes. O estágio integra o itinerário formativo do estudante e faz parte do projeto pedagógico do curso (art. 1º e seu § 1º da Lei 11.788/2008).

O estágio é a oportunidade para que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de maneira que possam vivenciar no dia a dia a teoria, absorvendo melhor os conhecimentos, podendo refletir e confirmar sobre a sua escolha.

O estágio curricular, seja ele obrigatório ou não obrigatório, tem a função de propiciar ao estagiário o aprendizado social, profissional e cultural, tendo como resultado uma reflexão real e futurista dos novos cenários sócio-econômicos.

O estágio não é um emprego. Ele é um complemento do aprendizado dos cursos de nível médio, técnicos ou superiores, regido pela lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008.

 

Legislação

Lei do estágio 11.788/2008 e Regulamento de Estágios do Instituto Federal Catarinense, aprovado pela Resolução nº 35 – Consuper/2022.

 

 

Para realização do estágio é impreterível a celebração do Termo de Compromisso de Estágio – TCE  entre o educando, a parte concedente do estágio e o IFC. Nossa instituição adotou como prática a efetivação do Termo de Convênio entre o IFC e a concedente.

Cartilha de Estágios

 

Estudante, bem-vindo(a) à CARTILHA_DE_ESTÁGIO do IFC!

 

Preparar-se para ingressar no mundo de trabalho é um passo fundamental em sua jornada acadêmica. Sabemos que a busca por estágios pode ser desafiadora, mas estamos aqui para ajudar você a navegar por esse caminho com confiança e sucesso.

Esta cartilha foi cuidadosamente elaborada para fornecer a você todas as informações necessárias sobre estágios no IFC e ser utilizado como um guia que aborda todos os aspectos importantes dessa etapa fundamental para a sua vida estudantil.

Ao longo deste material, você encontrará: um glossário com termos explicativos, orientações necessárias para o encaminhamento do estágio, a relação do estágio com o PPC do seu curso, os sujeitos envolvidos no estágio, a importância do TCE e do PAE, e muito mais.

Desejamos a você muito sucesso na busca por estágios e na construção de uma carreira promissora!

 

 

 

 

 

Empresas e Instituições conveniadas

Caro estudante, AQUI você vai poder consultar todas as empresas e instituições conveniadas com o IFC. São aproximadamente 1400 parceiros.

 

Painel de Indicadores

 

Procedimentos e Modelos de Relatórios

 

**Oportunidades de estágio e emprego**

 

 

Dúvidas?

Perguntas e Respostas Frequentes

Cartilha de orientação para concedente, supervisor, orientador e estagiário

 

Para a divulgação de vagas de estágio e emprego, empresas da região poderão encaminhar o anúncio através dos contatos disponíveis:

 

Responsável pelos Estágios – Igor Engel Cansian

E-mail: estagios.sfs@ifc.edu.br

Telefone/Whatsapp: (47) 3233-4047