VII Feira do Livro de São Francisco do Sul

A sétima edição da Feira do Livro de São Francisco do Sul, realizada de 27 à 31 de Agosto, no Centro Histórico do município, contou com o desenvolvimento de atividades no Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, no Cine Teatro X de Novembro, na Praça Dr. Getúlio Vargas, na Biblioteca Pública Municipal Augusto José Ribeiro e no Terminal Turístico Naval, envolvendo a participação de autores, profissionais da educação, expositores, amantes da arte literária, instituições de ensino, ONGs e milhares de estudantes em um intercâmbio cultural, técnico e pedagógico que contribuiu para ampliação do saber de todos.

O IFC – Campus São Francisco do Sul, através de um convite da Prefeitura Municipal, marcou presença no evento deste ano, demonstrando sua excelência na qualidade de ensino, pesquisa e extensão, efetuando a mostra de alguns trabalhos e projetos, desenvolvidos ao longo do ano por alunos dos cursos técnicos e superior.

Na mostra de trabalhos, ocorrida no Terminal Turístico Naval, envolveram conceitos de física e artes, como o experimento de ondas sonoras em tintas, amplificador de sons e bobina de Tesla, orientados pelas professoras Denise Amaral e Lucélia Destefani. Além dos conhecimentos de automação e engenharia elétrica, com a apresentação e conscientização da importância dos projetos de pesquisa e extensão: “Monitoramento em tempo real, do volume de líquido em um reservatório” e “Monitoramento em real time da Qualidade da Água na Baía da Babitonga”, orientados pelos professores Lucas K. Centenaro, Maico Trombelli, Ana Paula e Anderson Marcondes. No Cine Teatro, ocorreu apresentação cultural realizada pelo projeto “Boi de Mamão” e pelo NET (Núcleo de Estudos Teatrais) – projeto de extensão do campus – orientados, respectivamente, pelos professores Frederson Fogaça, Lucélia Destefani e Virgílio Coelho de Oliveira Júnior. Todos os projetos supracitados, envolveram alunos e bolsistas dos cursos de Administração, Automação Industrial, Engenharia Elétrica e Turismo.

Este importante evento já consolidado na região, teve um avanço positivo na atuação e integração do campus com a comunidade, mostrando as ações de ensino, pesquisa e extensão como um todo, alcançando assim, os objetivos propostos e gerando, além de uma nova proposta de feira, um formato diferente de externar as atividades desenvolvidas nos cursos do IFC.